quinta-feira, 6 de maio de 2010

Turismólogo



O perfil do turismólogo deve conter as seguintes características:

1. Sólida formação crítica, permitindo que o turismólogo entenda politicamente a formação de sua categoria enquanto organização política e sindical. E saiba lutar por um turismo auto-sustentável que preserve o ecossistema e os interesses nacionais no campo econômico, cultural e político.
2. Um hábil administrador nos inúmeros campos profissionais, no convívio com as equipes multidisciplinares, saber pedir o apoio de áreas afins, buscando entender o fenômeno turístico em sua totalidade histórica e humanista.
3. Entender que o turismo é um fenômeno histórico, e, portanto produto que se configura no cotidiano da luta de classes, onde os interesses são dados pelos homens vivos.
4. Buscar preservar a identidade do fenômeno turístico enquanto ciência, afastando-o da noção tecnicista que parece querer abarcá-lo. O próprio Ministério da Educação lança como isca no mercado a idéia de facilitar ao máximo a transformação dos cursos de turismo em curso de tecnólogo. Com isso o Estado sinaliza sua visão plenamente tecnicista, tentando desqualificar o ensino superior crítico e humanista.
5. Lutar por um campo próprio do turismo, recuperando o espaço que nos foi tomado pela ciência da administração, para isso devemos aguçar o pensamento crítico.

Essas características só podem ser conseguidas, enquanto elementos constitutivos dentro de um perfil crítico que deve ser a base principal e pendular da formação do turismólogo. Ser crítico é lutar por uma sociedade com justiça em que a dignidade surja na relação entre os homens e nunca resulte de imposições decorrentes dos interesses alheios ou da prática da alcaguetagem.

Nenhum comentário: