domingo, 23 de maio de 2010

Turismo no espaço rural e natural

Entender o que é turismo rural, implica antes de tudo, conhecer a diversificação geomorfológica do espaço rural brasileiro e da cultura do nosso homem do campo. Além disto, é preciso ligar a atividade, ao fenômeno turismo, assim como os conceitos de ócio, lazer e viagem dispersos dentro de um cenário rural. Embora sendo um país com uma diversidade tão grande, definir o que é rural no Brasil é relativamente simples, o que já não é, para os países europeus. Ainda que a atividade de Turismo Rural no Brasil já aconteça a mais de 14 anos, não existe até a presente data, nenhuma legislação ou política de fomento a esta atividade. O processo que se que se desenvolve hoje no país, é fruto da força da mídia e da necessidade que o produtor rural em de buscar novas fontes de renda para a sua sobrevivência. Por se tratar de uma atividade ainda recente, há muito poucos profissionais com experiência prática nesta atividade. Conseqüentemente, poucos organismos e/ou entidades vem apoiando o desenvolvimento rural no Brasil.
Partindo-se do pressuposto que no Brasil o conceito de Rural é uniforme, podemos conceituar Turismo no Espaço Rural, ou simplesmente Turismo Rural como:
"Turismo Rural são todas as atividades turísticas endógenas desenvolvidas no meio ambiente natural e humano".
A concepção de turismo rural é bastante abrangente, pois apresenta muitos pontos comuns com outras atividades no mesmo espaço.. Ex: Turismo ecológico, Turismo Cultural, Turismo Aventura, Turismo Esportivo, etc.
Em determinadas situações, cada atividade pode ser identificada isoladamente, em outras, elas se complementam. Ex: É possível ter uma propriedade que se desenvolve a conceituação plena do Turismo Rural, mas pelas características naturais da área, pode ser agregada como fator atratividade, outras atividades de cunho ecológico, cultual ou esportivo.
Dada as características das áreas rurais brasileiras, é muito comum esta multiplicidade de atividades turísticas no Turismo Rural.

Elementos Básicos da Atividade Turismo Rural
A atividade do Turismo Rural, deve ser obrigatoriamente em harmonia com os seguintes interesses:
  •  Da comunidade local
  • Do turismo
  • Do meio ambiente
A harmonização destes fatores, significa garantir a sustentabilidade da atividade através dos três elementos básicos:
  • Elementos culturais/antrópicos
  • Elementos ecológicos
  • Elementos econômicos
Princípios Fundamentais da Atividade Turística no Espaço Rural

Para que se possa oferecer um produto que atenda ao perfil do consumidor do turismo rural, é necessário que o produto obedeça aos seguintes princípios:  

Desenvolvimento da Atividade Turística no Espaço Rural


Conscientização
O turismo rural no Brasil é uma atividade emergente. Por um lado temos o Produtor com a necessidade de agregar valores a seus produtos e buscar novas fontes de renda a sua produção. Por outro, muitas pessoas (entidades, instituições e Profissionais) querendo mostrar novas alternativas para o campo, entre outras o Turismo Rural. Então, têm-se percebido muita informação desencontrada, teoria sem consistência, resultados pontuais que não retratam a realidade da atividade no país, modelos importados entre outros. Portanto, ao se interessar pelo assunto ou promover sua divulgação, pesquise sobre o tema, informe-se sobre os profissionais e suas experiências, modelos e projetos implantados.



O propósito deste livro é proporcionar, àqueles que se interessam pelo turismo rural, um conjunto sistematizado de informações básicas, baseadas na experiência do autor, sobre essa atividade, sem contudo, tornar essa publicação um conjunto de verdades acabadas. Mas, ao contrário, em consonância com esse processo, provocar os leitores para que cada um encontre seu próprio caminho quando da implantação dessa atividade. Não existe uma receita pronta que atenda a todos os casos, mas exigências que são comuns a todos os projetos de implantação dessa atividade ou negócio.
Este livro auxiliará o leitor na implantação dessa atividade, enfocando temas como as perspectivas do meio rural, componentes de um produto turístico, conceitos básicos de planejamento, controle financeiro, marketing, entre outros. A preocupação básica é que o leitor tenha uma visão clara e de modo simples dos pontos mais importantes que devem ser observados, quando da implantação dessa atividade.

Autor: José Geraldo Fernandes de Araújo, Pós-Doutorado em Turismo Rural.
ISBN: 85-88216-69-8
Editora: Aprenda Fácil Editora
Ano de Publicação: 2000










Nenhum comentário: