domingo, 23 de maio de 2010

Os mandamentos do Turista responsável

“Tire somente fotografias, deixe apenas pegadas e leve para a casa só suas memórias”. Esse pensamento, há tempos considerado o slogan do turista responsável, mais do que nunca é válido, mas sua prática isolada já é insuficiente para evitar que o turismo se transforme de solução em vilão. Tido como importante alternativa para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente de regiões consideradas patrimônios culturais ou naturais, o turismo sem os devidos cuidados, tanto por parte dos governantes quanto do turista, pode acelerar o processo de degradação desses locais. E não basta mais ao turista se preocupar com suas ações no local visitado. O turismo responsável começa antes mesmo de se sair de casa, quando, por exemplo, é escolhido o meio de transporte - coletivo ou individual - ou é decidido o que levar na mala.O conceito de turismo responsável também ultrapassa a preservação do meio ambiente. Ele engloba, ainda, o respeito ao patrimônio cultural dos povos e comunidades visitados. A revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, relacionou os 10 mandamentos do turista responsável, pequenos cuidados que podem fazer com que uma viagem de negócios ou de lazer seja menos nociva ao planeta - cultural e ambientalmente.

1 - Vá a pé: veículos são um dos grandes responsáveis pela emissão de gases estufa. Dependendo do tamanho do trajeto, pra que pegar usar o carro?
2 - Prefira hotéis verdes: procure hospedar-se em locais que se preocupam com práticas como coleta seletiva de lixo e uso racional da água e da energia.
3 - Faça malas leves: você vai precisar mesmo de tudo o que está colocando na mala? Quanto mais pesada ela for, mais combustível será consumido pelo meio de transporte e, logo, mais gases estufa serão lançados na atmosfera.
4 - Recolha seu lixo: até mesmo as cascas das frutas que você leva de casa devem ser jogadas no lixo e não abandonadas na mata. Elas podem conter microorganismos que vão afetar a harmonia do ecossitema visitado.
5 - Cuidado com o que come: informe-se sobre o que está comendo. Diga não a alimentos que utilizam agrotóxicos e pesticidas nocivos ao meio ambiente, ou que são produzidos com mão-de-obra subempregada.
6 - Compre artesanato local: assim você contribuirá para o desenvolvimento da região. Por isso, ao comprar aquelas lembranças para os amigos e parentes, certifique-se de que elas foram produzidas ali mesmo e não na China.
7 - Neutralize sua viagem: apesar da discussão sobre sua eficácia, o plantio de árvores para neutralizar a emissão de carbono pode ajudar. Vários sites, como o da Fundação SOS Mata Atlântica, ajudam a calcular o quanto liberamos de gás carbônico. Mas lembre-se do mandamento nº 1: sempre que possível, opte por não emitir gases estufa.
8 - Conjugue o verbo reutilizar: roupas de tecidos como Tactel ou Dry Fit secam muito rápido e podem ser lavadas com pouca água na pia do quarto do hotel. Prefira pilhas recarregáveis. Sua toalha precisa mesmo ser trocada a cada banho?
9 - Respeite os hábitos e a legislação locais: faça de tudo para agir de acordo com os costumes e as leis do local que está visitando. Não contrate guias subempregados, respeite as leis de trânsito e não entre em locais e áreas não permitidos.
10 – Valorize a cultura local: ao viajar, entramos em contato direto com manifestações culturais diferentes. Observe, admire, participe. Mas nunca caçoe.



Experimente colocar em prática!






Nenhum comentário: