terça-feira, 25 de maio de 2010

Itajaí - Santa Catarina

 
                 
Com aproximadamente 170 mil habitantes, Itajaí é uma cidade portuária que chama a atenção por ser extremamente limpa e bonita e por oferecer aos seus moradores uma ótima qualidade de vida. Itajaí é uma cidade onde a natureza e o progresso convivem em perfeita harmonia. A localização estratégica, próxima aos grandes pólos têxteis do Estado e do Beto Carrero World, juntamente com o Porto de Itajaí e as belezas naturais, fazem de Itajaí uma das mais importantes cidades turísticas de Santa Catarina.
Colonizada principalmente por alemães e açorianos, Itajaí é sede de um dos principais eventos de outubro em Santa Catarina, a Marejada. É a maior festa portuguesa realizada no Brasil, que além de divulgar os potenciais econômicos e turísticos da região, apresenta grupos folclóricos, bailes, shows de bandas nacionais e internacionais e a saborosa culinária típica. Itajaí possui ainda vários prédios estilo açoriano preservados, destacando-se a Igreja Imaculada Conceição, o Museu Histórico e o Mercado Público Municipal.
Situada na foz do Rio Itajaí-Açu, Itajaí tem no seu moderno porto uma das principais bases de sua economia. Grandes investimentos foram realizados nos últimos anos pelo governo e empresas privadas, fazendo de Itajaí um dos principais pólos econômicos de Santa Catarina. O comércio atacadista de combustível, juntamente com a pesca e produção industrial também merecem destaque. Em Itajaí foi construído o primeiro píer exclusivamente turístico do Brasil, com objetivo de atrair navios de passageiros, incrementando a atividade turística na cidade e região.

Atrativos Turísticos


  • Praias


Praia do Atalaia


Ótima para a prática do surf , é o point dos jovens em todas as épocas.

Praia Brava


3km de praias que encantam o turista.




Praia de Cabeçudas

Retrata todo o charme e elegância do local, sendo totalmente urbanizada e cercada por belas casas, oferece competições e a beleza ímpar que agradam todos que a visitam.


Praia do Geremias


Com praias rasas e tranqüilas, é uma opção de segurança e diversão, especialmente para as crianças.


 
 
  • Edifícios Históricos

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento


Com arquitetura que mistura elementos góticos e românticos, inaugurada em 15 de novembro de 1955, a Igreja Matriz é um símbolo de beleza e fé localizado na região central de Itajaí. No seu interior, existem pinturas de artistas italianos além de vitrais que relatam importantes passagens na bíblia.


Igreja da Imaculada Conceição


Localizada no centro histórico de Itajaí, é o monumento mais antigo da cidade. Resultado da ampliação da antiga matriz edificada a partir de 1834 pelo escravo Simeão, a igreja fascina pela sua decoração com belos exemplares da arte sacra e é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão.

Mercado Público Municipal


Construído no ano de 1917 e totalmente restaurado, mantendo-se a arquitetura original, o Mercado Público Municipal possui várias lojas que vendem desde artesanato local até peixe fresco de ótima qualidade. O chafariz no pátio interno merece destaque.

  • Outras opções


Bico do Papagaio


Sendo um cartão postal da cidade, o Bico do Papagaio é um monumento natural esculpido na rocha, lembrando a ave.

 
Morro da Cruz


Com 180 metros de altura, o turista pode ver uma belíssima e inesquecível imagem da cidade, onde o Rio Itajaí-Açu vai de encontro ao mar.



  • Marejada


A maior festa Portuguesa e do pescado do Brasil faz parte do calendário catarinense das Festas de Outubro. A festa tem como atrações apresentações de grupos folclóricos portugueses, shows, feira de produtos artesanais, bailes e diversas bandas nacionais e internacionais. Porém, o principal atrativo é a maravilhosa gastronomia à base de frutos do mar e bacalhau, a grande estrela da Marejada. Mais de 600 atrações atraem milhares de turistas todos os anos para a cidade para visitar essa festa familiar e muito divertida!
 
 
 
 
Tema do trabalho de Políticas Públicas no Turismo - PPT
Professor: Vicente Fonseca






Nenhum comentário: