terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROJETO RONDON: estudantes atendem 3500 moradores de Pirenópolis

“Operação Pirineus”, formada por universitários das áreas de medicina veterinária, direito e turismo, ajudaram povoados de Santo Antônio, Bom Jesus, Placa, Capela, Malhador e Lagolândia

Brasília 21/07/2010 – Termina nesta sexta-feira a excursão de 40 alunos de seis cursos e especialidades diferentes para atender os moradores de povoados carentes em Pirenópolis, município de Goiás. As atividades fazem parte do Projeto Rondon, criado em 1967, a partir de uma iniciativa de professores universitários de levar alunos em fase de graduação para a Amazônia, a fim de promover a integração e conhecimento das realidades nacionais.

Cerca de 3.500 pessoas das comunidades de Santo Antônio, Bom Jesus, Placa, Capela, Malhador e Lagolândia foram atendidas pelos estudantes de Direito, Enfermagem, Jornalismo, Zootecnia, Medicina Veterinária e Turismo da Faculdade UPIS (DF), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS-DF) e da Faculdade Araguaia, de Goiânia.
Um dos benefícios da experiência para os alunos é de colocar em prática o que lhe é ensinado nas salas de aula. Outro ponto positivo é a melhoria da qualidade de vida que esses estudantes podem oferecer à população beneficiada.
Nos povoados visitados, os rondonistas (como são chamados os estudantes que trabalham voluntariamente no projeto) fazem atendimento de saúde humana e animal. Em alguns casos, as pessoas são atendidas em casa. Os estudantes de enfermagem prestam serviços de vacinação, além de realizarem palestras de prevenção e promoção da saúde com orientações sobre hipertensão, saúde da criança e da mulher.
Os atendimentos, entretanto, não ficaram restritos á área de saúde. Os estudantes de direito deram informações quanto ao registro de nascimento, Lei Maria da Penha e direitos básicos do cidadão. Os acadêmicos de turismo, veterinária, direito e zootecnia realizaram pesquisa qualitativa com os moradores para conhecerem hábitos alimentares e dados sócio-culturais dos povoados.
Os rondonistas ainda tiveram tempo para ensinar e orientar crianças de 3 a 11 anos a manter a higiene bucal e pessoal. As crianças aprenderam brincando a lavar as mãos corretamente e a escovar os dentes.


Sobre o Projeto Rondon-DF
A Faculdade UPIS atua como sede do Projeto Rondon no DF, quando foi fundada oficialmente a Associação de Rondonistas em Brasília. Ruy Montenegro, Vice-Presidente da UPIS, é o presidente da associação. O projeto brasiliense desenvolve ao longo do ano programas de atendimento social nas cidades do entorno, baseado no Projeto Rondon Nacional.





22/07/2010



Nenhum comentário: