terça-feira, 3 de agosto de 2010

16/07/2010 - Projeto Rondon® inicia a segunda fase de Operação em Pirenópolis

Acadêmicos de várias áreas e três instituições superiores de ensino, entre elas a Faculdade Araguaia, de Goiânia, atendem comunidades em Pirenópolis. Batizada de Operação Pirineus II, a ação continua até o dia 24.


Acadêmicos de Direito, Enfermagem, Jornalismo, Zootecnia, Medicina Veterinária e Turismo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS-DF), das Faculdades Integradas do Distrito Federal (UPIS -DF) e da Faculdade Araguaia, de Goiânia estarão até o dia 24 de julho em Pirenópolis, a 107 quilômetros de Goiânia, atendendo a comunidade de seis povoados do município. Eles são voluntários da segunda etapa da Operação Pirineus, que teve início em janeiro de 2009. Na primeira fase foram contemplados cinco municípios. A operação está sendo promovida pelo Projeto Rondon Nacional e de Goiás, em parceria com a prefeitura local.



A chegada dos rondonistas, no final da tarde do dia 13 de julho, agitou a cidade de casarões históricos e paisagem bucólica localizada na região centro-oeste do Estado. Os estudantes se acomodaram em uma Pousada na região central da cidade e participaram de uma confraternização no Restaurante do Tilapa. Formada por aproximadamente 30 estudantes, duas enfermeiras residentes, uma médica veterinária e duas professoras do curso de Enfermagem, a equipe da Operação Pirineus II deu início às atividades no dia 14 logo pela manhã.
Os trabalhos foram abertos com uma reunião dos voluntários e coordenadores. De acordo com Gilwan Amarante Campos, conselheiro do Projeto Rondon® Nacional e coordenador da Operação Pirineus II, é importante a vivência e aprendizado que os voluntários vão adquirir do decorrer dessa Operação. “Eles vão vivenciar a realidade do País”, ressalta. A Associação Nacional dos Rondonistas e a Associação dos Rondonistas do Estado de Goiás (Projeto Rondon®, que apóia a Operação Pirineus II, são entidades sem fins lucrativos e funcionam por meio de parcerias. Nesta operação, a Prefeitura de Pirenópolis colaborou com transporte, alimentação e hospedagem para os rondonistas. (Camila Araújo e Deiga Luane Borges, acadêmicas de jornalismo da Faculdade Araguaia)

Equipe de Enfermagem presta atendimento a toda comunidade

O primeiro povoado visitado pelos rondonistas, na quarta-feira, dia 14 de julho, foi Capela. Apesar das dificuldades enfrentadas por alguns moradores, o cenário encontrado pela equipe foi acolhedor. O atendimento realizado pela equipe de Enfermagem mereceu destaque.
Sebastiana Pereira Rosa tem 60 anos de idade e é aposentada por invalidez. Os estudantes de Enfermagem Suzana Gonçalves e Estevão de Souza, acompanhados da professora Maria da Graça Camargo, visitaram Sebastiana.
O atendimento não pôde ser realizado no posto de Saúde local por impossibilidade de locomoção da aposentada. Sebastiana tem luxação de quadril causado por osteoporose e sofre dores constantes. Com todo o conforto que a situação exigia, foram realizados os procedimentos básicos, tais como a medição de pressão arterial e teste de glicemia. A paciente ficou satisfeita com a visita. (Deiga Luane Borges)


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES



- 14 e 15 - Povoado de Capela;

- 16 e 17 - Povoado Malhador;

- 19 - Povoado Placa;

- 20 e 21 -Povoado Lagolândia;

- 22 - Povoado Bom Jesus;

- 23 e 24 - Povoado Santo Antônio.





Fonte: Projeto Rondon® - Goiás

Nenhum comentário: